
O QUE FAZEMOS
A Câmara de Lobos Viva - Associação de Desenvolvimento Comunitário é uma instituição particular sem fins lucrativos, sob a forma de associação de solidariedade social e tem o estatuto de IPSS.
ÁREAS DE ATUAÇÃO .
A intervenção da Associação, destina-se à população residente no concelho de Câmara de Lobos, embora com ênfase nas zonas altas das freguesias do Estreito de Câmara de Lobos e do Jardim da Serra. Pode ainda, abranger cidadãos de qualquer outro concelho, desde que se verifique pertinente e se ajuste à sua missão.
A instituição tem como principais áreas de intervenção:
-
Atendimento/Acompanhamento Social e atribuição de bens de apoio social como alimentar, vestuário, calçado e outros, para as famílias mais desfavorecidas;
-
Desenvolvimento de projetos de animação e de ocupação de tempos livres para crianças, jovens, adultos e idosos, de forma a promover o bem-estar e a qualidade de vida.
Campo de férias "Viva Talentos"
No período das férias escolares, a instituição promove, com o apoio da Câmara Municipal de Câmara de Lobos e de outras entidades, o campo de férias “Viva Talentos” (n.º de registo: IPDJ 11_RAM/2018), com diversas atividades em várias áreas como canto, dança, teatro, praia, artes plásticas, jogos desportivos e de lazer… Tem como objetivo principal ocupar o tempo livre dos participantes, proporcionando umas férias divertidas no período em que os encarregados de educação se encontram a trabalhar. Esta iniciativa destina-se às crianças e jovens residentes do concelho de Câmara de Lobos, dos 6 aos 15 anos de idade.
"Entrelaçando Gerações"
Destina-se à população adulta e idosa residente no concelho de Câmara de Lobos e promove a ocupação de tempos livres, o diálogo, o convívio intergeracional e à participação em atividades de estimulação para que os participantes se mantenham ocupados, ativos e para que possam vivenciar de um envelhecimento saudável, positivo e bem-sucedido. As atividades decorrem três dias por semana (segundas, quartas e sextas-feiras) no período da tarde, em que é também atribuído um lanche após as atividades. Existem atividades mais rotineiras, que são desenvolvidas semanalmente, como as aulas de ginásticas, costura e artes plásticas, e outras realizadas pontualmente, como as de culinária e os passeios culturais. São também celebrados os aniversários dos participantes. Tem como entidades parceiras a Câmara Municipal de Câmara de Lobos e o Instituto de Segurança Social da Madeira IP-RAM.
"Viver de Afetos"
Surgiu no âmbito de uma candidatura submetida e aprovada ao programa “Envelhecimento na Comunidade” da Fundação Calouste Gulbenkian, que apoiou financeiramente o projeto entre 2020-2022. A continuidade do projeto foi assegurada pelo Modelo Continente entre 2022-2023, através de uma candidatura realizada à iniciativa “Luzes com Presença” da Missão Continente, que veio reforçar a equipa de recursos humanos e permitir a aquisição de uma carrinha de 9 lugares. Em 2023, 2024 e 2025 a Fundação La Caixa apoia este projeto através de um donativo que permite afetar um prof. de Educação Física a tempo parcial. A Câmara Municipal de Câmara de Lobos e o Instituto de Segurança Social da Madeira IP-RAM também apoiam o funcionamento do projeto. O projeto consiste na efetivação de visitas domiciliárias, realizadas por uma equipa técnica, com o intuito de promover afetos, com base numa relação de proximidade e de confiança. São destinatários, idosos com 60 (sessenta) ou mais anos de idade, residentes nas zonas altas e de difícil acesso no concelho de Câmara de Lobos, particularmente nas freguesias do Jardim da Serra e Estreito de Câmara de Lobos. Tem como objetivo principal diminuir o isolamento social e a solidão da população idosa, que habita só ou apenas com outro elemento, nas zonas altas do concelho de Câmara de Lobos. O projeto está direcionado para uma intervenção no domicílio, através de visitas semanais e contactos telefónicos, em que são desenvolvidas atividades, consoante as necessidades e os interesses da pessoa: Companhia e suporte emocional através do diálogo; Animação e estimulação cognitiva, motora e sensorial; Ginástica no domicílio, hidro ginástica e caminhadas; Transporte e acompanhamento aos serviços de saúde; Apoio na aquisição de bens essenciais; Visitas e passeios culturais; Celebração de aniversários e datas festivas; Serviço de atendimento e acompanhamento social e apoio social; Apoio psicológico.
Atendimento e Acompanhamento Social
Apoio Alimentar
Loja Social
A instituição dispõe de um serviço de atendimento e acompanhamento social (SAAS), prestado por um técnico superior da área social. Esta resposta tem como objetivo identificar as principais necessidades e apoiar as pessoas e famílias na prevenção e/ou reparação de problemas, encaminhando, se necessário, para os serviços ou recursos existentes na comunidade.
Resposta social com o objetivo principal de atenuar situações de carência alimentar, para a satisfação de necessidades básicas imediatas, de pessoas e famílias residentes no concelho. O apoio alimentar resulta da parceria com o Banco Alimentar contra a Fome da Madeira, em que é atribuído, mensalmente, às famílias em situação de carência, um cabaz alimentar, conforme os documentos comprovativos. Em sequência desta parceria, a instituição colabora em iniciativas organizadas por esta entidade, de forma a beneficiar ou ver reforçado os produtos alimentares. A título de exemplo, tem-se as campanhas de recolha de alimentos e de papel. No âmbito da campanha recolha de papel, a instituição recolhe todo o tipo de papel, como jornais, revistas, folhetos, livros, que é transportado posteriormente para o armazém do Banco Alimentar contra a Fome da Madeira.
É feita a receção de artigos novos ou usados, em bom estado, sejam de vestuário, calçado, brinquedos e objetos, que são posteriormente escolhidos, tratados e organizados por categoria. Estes são doados por particulares ou empresas e cedidos gratuitamente às famílias, após análise das necessidades. Para além de ter como objetivos suprir necessidades imediatas, este projeto pretende desenvolver a preservação ambiental, através do combate ao desperdício e o reaproveitamento dos equipamentos.
